quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Física - Força Centrípeta




FUNDAMENTAÇÃO:

Força centrípeta:É a força que puxa o corpo para o centro da trajetória em um movimento curvilíneo ou circular.
Objetos se deslocando em movimento retilíneo uniforme possui velocidade constante. Entretanto, um objeto se deslocando em um arco com velocidade constante possui uma variação na direção do movimento, Como velocidade é um vetor de módulo e direção, uma alteração na direção implica em mudança no vetor velocidade.
A razão dessa mudança na velocidade é a aceleração centrípeta,que sem ela um corpo não poderia executar um movimento circular.A inércia de um corpo faz com que ele, quando em movimento, permaneça sempre com a mesma velocidade e em linha reta, a menos que uma força modifique esse movimento. É possível mudar apenas a direção da velocidade, sem alterar o seu valor.
Para isso, precisamos aplicar sobre o objeto uma força que seja perpendicular à sua trajetória, isto é, que seja perpendicular à direção de sua velocidade. Nesse caso, o objeto realizará um movimento com trajetória curva. A força que age e modifica a direção da velocidade de um corpo é chamada força central ou força centrípeta. Qualquer tipo de força pode funcionar como força centrípeta.

MATERIAIS UTILIZADOS:

Dois pequenos pedaços de paos, cruzados entre si.

PROCEDIMENTOS:

De inicio os dois paos estavam separados,em seguida colocamos eles de forma que ficassem cruzados,precisamos de um voluntário para tirar os dois paos sem precisar usar a força nem quebrar.concluirmos então que não é preciso usar a esta força,basta somente um pequeno movimento circular para se soltarem,usamos somente a força centrípica.

Conclusão:

Quando pensavamos que iriamos usar somente uma força qualquer,não funcionou,logo concluirmos que era preciso um pequeno movimento circular,que logo os dois paos se soltaram,usamos então a força Centrípica.

Fonte:

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/

2 comentários: