quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Matemática - Teorema de Pitágoras



O teorema de Pitágoras é uma relação feita com a hipotenusa e os catetos, serão chamamos de b e c os catetos e de a hipotenusa.

(a² = b² + c²)

Em qualquer triângulo retângulo esta regra se aplica. Lembre-se que triângulos retângulos são triângulos que tenham um ângulo interno medindo 90º.
É possível utilizar a regra de pitároras em praticamente todas as figuras geométricas planas, pois, de alguma forma elas podem ser divididos em triângulos.
Por exemplo um quadrado. Podemos determinar a medida da bissetriz de um ângulo interno usando a mesma fórmula, basta perceber que a bissetriz seria a hipotenusa.O teorema de Pitágoras diz: que em qualquer triangulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.A partir de critérios de pedaços aplicados aos quadrados menores (construídos sobre os catetos), podemos montar o quadrado maior (construído sobre a hipotenusa) através de quebras-cabeça que ilustram, e até mesmo demonstram, o Teorema de Pitágoras!Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu no ano de 570 a .C na ilha de Samos, na região da Ásia Menor (Magna Grécia). Provavelmente, morreu em 497 ou 496 a.C em Metaponto (região sul da Itália). Embora sua biografia seja marcada por diversas lendas e fatos não comprovados pela História, temos dados e informações importantes sobre sua vida.

Conclusão:

Com este trabalho ficamos a saber mais coisas sobre o teorema de pitagoras e também a saber quem foi o pitagoras.

Fonte:

Feira de ciencias - SEARA

paginas.terra.com.br/educacao/trigonometria/index_arquivos/teorema.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário